Pedro Fonseca é licenciado em Geologia e Recursos Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu também investigação na área da Tectónica Experimental. Actualmente, encontra-se em Portugal na fase terminal (tese em examinação) de um doutoramento em Geologia (Vulcanologia e Metalogenia), desenvolvido na Universidade da Tasmânia (Austrália).


Na área da dança, é bailarino e professor especializado em Salsa, Mambo e Cha Cha Cha. Em 2010 criou o projecto STUDIO 8 na Tasmânia (Austrália), onde desenvolveu trabalho durante 5 anos, incluindo aulas a adultos e crianças, dinamização cultural e artística, e participação em espectáculos e exibições. Desenvolve um trabalho especialmente focado na consciência corporal e técnicas de condução, improvisação e respiração, com grandes influências pedagógicas na Dança Contemporânea e Tango Argentino. As suas grandes referências são João Fanha e Raquel Santos, Frankie Martinez e Abakua, Eddie Torres, Juan Matos, Shaka Brown, entre outros.


Em relação à Salsa, Mambo e Cha Cha Cha tem formação desde 2007 com João Fanha e Raquel Santos, com quem colabora actualmente no projecto Estúdio 8, que tanto inspirou e serviu de base para a criação do projecto STUDIO 8 na Austrália. Teve também formação em congressos internacionais de Salsa em Lisboa e Figueira da Foz, e frequentou aulas e workshops na Austrália.


Para além da Salsa, Mambo e Cha Cha Cha, teve formação desde 2007 em Danças de Salão (João Jardim e Paula Viana - Portugal), Hip-Hop (Ana Beatriz Degues - Portugal; Jess Booth - Austrália), Kizomba e Semba (Avelino Chantre e Joana Machado, Petchu, Hélio Santos e Kwenda Lima - Portugal), Dança Contemporânea e Consciência Corporal (Ana Beatriz Degues e Bruno Alves - Portugal; Kelly Drummond e Wendy Morrow - Austrália), Flamenco (Lorena Cabezas - Austrália) e Tango Argentino (Rui e Inês - Portugal; Joanna Langman, Damian Thompson, Nick Jones e Diana Cruz, Chris Corby e Renee Fieck - Austrália). Para além disto, frequentou aulas e workshops de percussão africana ocidental (Tara Tucker - Austrália), percussão afro-cubana (Elias Solis e Carlos Cuenca - Austrália) e Ritmos Africaribeños (Myrna Renaud - Portugal). Teve também formação em técnicas de colocação musculo-esqueletal, consciência corporal, respiração, aquecimento vocal, improvisação e movimento, no laboratório intensivo “La Voz que Sana” de 20h (Alba Sagarra - Barcelona).

Pedro Fonseca

Modalidades