João Fanha e Raquel Santos:

São um par de bailarinos e professores especializados em Salsa, Mambo e Cha Cha Cha. Trabalham juntos desde 2007, fazendo espectáculos por todo o país e desenvolvendo uma proposta pedagógica própria, que levou à criação do projecto Estúdio 8 que dinamizam desde 2008.  O seu trabalho está especialmente ligado à experiência cultural latina de Nova Iorque, através da sua expressão dançada, musical e não só. Trabalham a Salsa a partir das suas raízes no Mambo e no Cha Cha Cha, através da experiência intercultural dos anos 40, 50 e 60. São precursores do ensino da Salsa no 2 em Portugal. Para além disto desenvolvem um trabalho especialmente focado na técnica de condução e improvisação, com grandes influências pedagógicas do Tango Argentino e Dança Contemporânea. Como complemento dão também aulas de Ritmos Latinos, Kizomba e Danças Sociais.

João Fanha:

João Fanha é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde frequentou também o Mestrado em Educação Artística. Tem trabalho desenvolvido na área da pintura, fotografia, ilustração e dinamização cultural.

Na área da dança teve formação, para além da Salsa, em Flamenco e Sevilhanas (Raquel Oliveira e Alejandra Gutkin), Tango Argentino (Juan y Graciana), Dança Contemporânea (Alena Dittrichová, Bruno Alves e Ana Beatriz Degues), entre outras. Em relação à Salsa fez aulas no Espasso Latino, teve formação no grupo Pasión Latina, fez aulas com Nuno e Vanda na JD Freestyle e frequentou aulas com Shaka Brown e Luz Rodriguez de Washington. Para além disto tem tido formação em vários congressos internacionais de Salsa em Lisboa, Aveiro, Coimbra, Madrid, Múrcia e Nova Iorque. As suas grandes referências são Frankie Martinez e Abakua, Eddie Torres, Juan Matos, Victor e Burju,  entre outros.

Colabora, juntamente com Raquel Santos, com o projecto Mambo on Two, no qual teve formação em Mambo e Cha Cha Cha com Melissa Rosado, Shaka Brown e Viannette Silva, Magna Gopal, Masacote, Victor e Burju e Ismael Otero.

Dá aulas desde 2003 a adultos e crianças e foi o criador do Núcleo de Dança e do Grupo de Dança da Academia Musical do Lumiar. Criou com Raquel Santos em 2008 a Escola de Dança Estúdio 8. Desde 2007 participa em espectáculos e exibições de Salsa por todo o País com o seu par Raquel Santos.

Raquel Santos:

Raquel Santos é licenciada em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Antes de se dedicar maioritariamente à dança trabalhou na área da pintura em colaboração com várias galerias e também na área do teatro.

Na área da dança teve formação de Ballet Clássico desde os 7 anos com a professora Manuela Varella Cid com a qual continua a ter formação. Tem o diploma do terceiro grau da Royal Academy of Dancing. Ao longo destes 18 anos participou em inúmeros espectáculos, integrando o grupo Para Além do Movimento, actuando no Teatro Maria Matos, Fórum Lisboa, Convento de Mafra, Palácio Foz entre outros. Desde 2006 tem formação, para além da Salsa, em Tango Argentino com Juan e Graciana, frequentando aulas, workshops e Festivais Internacionais de Tango. Desenvolve neste momento algum trabalho de espectáculo na área do Tango, tanto em dança como em música. Começou a sua formação em Salsa com João Fanha, com o qual tem vindo a desenvolver trabalho de espectáculo e com o qual criou uma nova estrutura pedagógica. Frequentou igualmente aulas com Shaka Brown e Luz Rodriguez de Washington. Para além disto tem tido formação em vários congressos internacionais de Salsa em Lisboa, Aveiro, Coimbra, Madrid, Múrcia e Porto Rico.

Colabora, juntamente com João Fanha, com o projecto Mambo on Two, no qual teve formação em Mambo e Cha Cha Cha com Melissa Rosado, Shaka Brown e Viannette Silva, Magna Gopal, Masacote, Victor e Burju e Ismael Otero.

Dá aulas desde 2007 a adultos e crianças. Criou com João Fanha em 2008 a Escola de Dança Estúdio 8. Também desde 2007 participa em espectáculos e exibições de Salsa por todo o país com o seu par João Fanha.

João Fanha e Raquel Santos

Modalidades